Tendo manifestado seu desejo em ajudar os brasileiros menos favorecidos pocas semanas antes
de morrer, Ayrton Senna foi atendido pouco depois, em julho de 1994, com o
criação, em Londres por sua irmã, Viviane Senna, da Ayrton Senna Foundation e,
em novembro no Brasil, do Instituto Ayrton Senna.
A totalidade dos valores gerados pelo uso das marcas Senna, Senninha e da imagem
de Ayrton Senna no mundo inteiro é repassada para as fundações, por doação da família para a
causa defendida por Ayrton.
Dois diferentes programas de atendimentoa crianças e adolescentes brasileiros marcaram
oficialmente o nascimento da Ayrton Senna Foundation e do Instituto Ayrton Senna: o da
Educação Pelo Esporte e o da Saúde/Nutrição. Mais de 7,3 milhões de jovens foram ajudados
por etes programas no país.
Atualmente, o Instituto apresenta aproximadamente 50 empresas licenciadas com o personagem.
Entre os cerca de 30 produtos relacionados com a marca, estão:
cartões de crédito, vídeos, CD-Roms, jogos, coleções em escala dos carros de corrida,
roupas, pôsteres e videogames.
O próprio Ayrton Senna lançou, em janeiro de 1994, Senninha, o personagem de história
em quadrinhos. Com 10 anos de idade, este garoto busca passar confiança, coragem, determinação
e inteligência características de um vencedor.
Já a marca Senna, criada a partir de um desejo do piloto, tem um publico de alto nível
como alvo, sob o slogam 'Driven to Perfection' (Guiado para a Perfeição).
O lançamento de produtos com as marcas Senna e Senninha já rendeu cerca de U$$ 5 milhões
ao Instituto Ayrton Senna.
Conheça mais sobre o Instituto Ayrton Senna visitando o
clicando aqui